Scroll Top

Generalidades

A Escola – A Educação – Os Alunos dos Nossos Dias

Trabalhando na área da educação percebo as tendências dos alunos mais aplicados e que sempre conseguem as melhores notas, todos possuem perfis parecidos e comportamentos que diferenciam dos mais rebeldes. A rebeldia e posição crítica dos alunos é sempre bem-vinda e até mesmo incitada por muitos docentes, menos a rebeldia sem causa, sem foco e desprovida de um objetivo claro. O que escrevo é apenas uma reflexão do que vejo no dia a dia.

A escola que todos precisam ter não é a escola que todos querem. Muitos querem a escola sem nenhuma norma que a organize a discipline de uma forma geral, ou seja; não querem escola. Querem implantar as suas normas ou regras, baseadas apenas no que acham e no que acreditam, sem nenhum estudo ou qualquer embasamento pedagógico, querem ditar as regras ou simplesmente eliminá-las, tratando as detentoras destas que são as responsáveis pela propagação do conhecimento, como uma escola ditadora e ultrapassada. Na verdade não são ultrapassadas, mas estão muito além das mentes menos desenvolvidas, que por não conseguirem acompanhar tal raciocínio optam por comportamentos indisciplinados e rebeldes, os chamados rebeldes sem causa ou rebeldia de tolo, pessoas sem foco e objetivos pessoais, sem visão de futuro para sua vida profissional ou social, não conseguem se enxergar como parte do grupo das pessoas que conquistaram seu espaço no mundo, assim tornam-se inimigos dos que passam o conhecimento e não se juntam aos que buscam o conhecimento para sua evolução.

professor nos dias de hoje

A frustação é imediata e aparece logo cedo, são os frustrados que logo se enveredam para os caminhos que o distanciam da escola, muitas vezes até preferindo o caminho das drogas e da criminalidade. Tornam-se jovens rebeldes contra o sistema que dizem não os acolher, porém todo aquele que busca evoluir sobre os pilares dos velhos mestres, acreditando no ensino e buscando cada dia ser mais próximo do conhecimento, chegará a patamares superiores ao que se encontra, descobrindo caminhos diversos que o levarão com certeza a realização e ao sucesso pessoal.

aluno do futuro

Visão de futuro: pessoas com visão de futuro lutam a todo o momento por mais conhecimento, executando suas tarefas e até excedendo daquilo que lhe é proposto, desejam melhores condições para escalar os difíceis degraus na escalada da vida, sabendo das dificuldades se preparam para enfrenta-las, porém aquelas sem visão de futuro não se importam com o presente e não se preparam para o futuro, desistem dele antes mesmo de começarem a jornada e optam por não querer, desejando fugir do caminho do desenvolvimento pessoal que é a escola. Facilmente se percebe quais alunos tem objetivos e quais não o tem, infelizmente ainda é difícil trabalhar sobre o problema de forma efetiva e direta, a escola hoje é uma vitrine onde cada um escolhe o que quer adquirir, muitos não sabem escolher ou não tem orientação para tomar certas decisões. Os pais ajudariam muito se apoiassem as escolas e os professores no seu trabalho de formar cidadãos críticos e capazes, cidadãos para lutar pelo bem estar e pelo desenvolvimento de uma sociedade justa.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à A Escola – A Educação – Os Alunos dos Nossos Dias!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: