Scroll Top

Generalidades

A poluição das Águas Maiores Causadores de Poluição dos Rios

 

 

poluição-aguas-rios

A Poluição dos Rios

Um grande problema que enfrentado nos dias atuais é a proteção dos nossos mananciais, pouco restou dos nossos rios nas cidades, ficou apenas um traço negro de poluição e morte de inúmeros organismos e seres vivos.

A água pode ser poluída de diversas maneiras. Poluentes físicos, como plástico, lixo ou terra, podem tornar a água inabitável para muitos animais e microrganismos, bem como inadequada ao consumo humano. Além disso a poluição por materiais não biodegradáveis, como por exemplo: plásticos e garrafas PET, acaba por causar o entupimento de bueiros, boca de lobo, córregos, escoadouro etc., agravando o problema das enchentes e servindo de criadouro às larvas de mosquitos, o que contribui para a disseminação de doenças como a febre amarela e dengue.

Os poluentes químicos, como agrotóxicos (adubos, pesticidas) e metais pesados, provém da infiltração através do solo ou do derrame direto nas águas dos rios. Poluentes biológicos como vírus, bactérias, protozoários, ovos e larvas de parasitas, resultado da contaminação ambiental com fezes humanas que não receberam tratamento adequado, podem transmitir sérias doenças ao ser humano.

A Poluição Química

Inúmeros tipos de substancias são despejados pelas indústrias nas águas dos rios, muitas delas, diretamente tóxicas, vão se propagando por meio de cadeias alimentares. Sais de chumbo, zinco, cádmio, mercúrio e níquel, por exemplo, têm o efeito de tornar compacta a camada de muco que recobre as brânquias dos peixes, dificultando as trocas respiratórias.

Um caso de poluição química é o provocado pelos detergentes sintéticos não biodegradáveis, os quais despejados na água formam grandes blocos de espuma. Temos também o DDT (um inseticida) quando introduzidos num ecossistema mesmo em concentração muito baixas, todos os elos da cadeia alimentar são contaminados.

O envenenamento do mar

Os metais pesados apresentam alta toxidez para os organismos vivos. Quando despejados no mar, podem se acumular nas cadeias alimentares, aumentando a concentração a cada estágio, um caso chamado de biocumulação. Um claro exemplo disso ocorreu nas populações ribeirinhas da Amazônia, o mercúrio que fora utilizado pelos garimpeiros para separar o ouro do cascalho que recolhiam na beira dos rios. Lançado no ambiente contaminou as cadeias alimentares e acumulou na carne dos peixes, principal alimento das pessoas da região.

O petróleo derramado

O derramamento de petróleo é um dos mais sérios problemas de poluição marinha. Às vezes a contaminação ocorre por meio da lavagem de reservatório de petroleiros com água do mar, outras vezes, por causa de acidentes com petroleiros em que ocorre o rompimento dos tanques; plataforma de exploração de petróleo também é responsável por esse tipo de poluição.

Na história da humanidade populações ribeirinhas sempre despejaram seu esgoto no mar e isso ocorre ainda hoje. Esse procedimento representa um grande risco para a saúde de milhões de banhistas, pois muitos microrganismos causadores de doenças, presentes nas fezes humanas, são encontrados na água. Casos de diarreia, micoses e hepatites infecciosas aumentam muito no verão, em cidades litorâneas, em consequência da contaminação por meio de banhos de mar.

Bem não são essas as únicas forma de poluição de um dos nossos maiores bens para a vida na terra, muito ainda falta para que o combate a poluição dos rios e mares sejam eficazes, mas com certeza ainda chegaremos ao ideal, visto que nossas reservas de água limpa e potável já estão quase extintas é já o momento de colocarmos a mão na consciência.

poluicao da aguas

Assuntos do Artigo:
  • poluição nos eua rios

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à A poluição das Águas Maiores Causadores de Poluição dos Rios!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: