ARTES

Alfredo Volpi o Pintor das Bandeirinhas, Pintor Italo Basileiro




 

Alfredo Volpi, um artista que nasceu na Itália na cidade de Lucca aos 14 de Abril de 1896, mas veio com os pais para o Brasil logo no ano seguinte. Volpi sempre foi uma pessoa criativa e desde pequeno gostava de misturar tintas para formar novas cores, quando jovem acabou trabalhando de pintor de frisos, florões e paredes de casarões paulistanos

Aos dezesseis anos pintou sua primeira tela, uma aquarela, a partir de então iniciou uma jornada longa e virtuosa de criações únicas e características peculiares, que vieram a dar o reconhecimento a esse artista de grande criatividade.

Alfredo Volpi era autodidata na arte e exerceu várias atividades até se firmar naquilo que iria lhe consagrar, teve influencia de vários artistas da época como o pintor Ernesto de Fiori que se tornou um grande amigo.

Volpi participou de algumas manifestações artísticas contra os modernistas de 1922 junto com artistas de renome como: Bonadei, Rebolo, Clóvis Graciano e Pennacchi, ganhou diversos prêmios entre eles o de melhor pintor brasileiro na 2ª Bienal de São Paulo, participou de Bienais famosas como a de Veneza e no Museu de Arte Moderna de São Paulo dois anos antes de sua morte que aconteceu quando ele estava já com 92 anos de vida.

Alfredo Volpi criou uma linguagem própria de pintura que foi evoluindo naturalmente, predominando em suas telas o colorido e o estilo marcante do abstrato geométrico, como as bandeirinhas coloridas, sendo esta a fase de sua maior contribuição para a arte moderna brasileira. Volpi após dominar a técnica da tempera, nunca mais usou tintas industriais, ele fazia questão de fabricar as próprias tintas que eram feitas a base de verniz e na clara de ovo.

Alfredo Volpi veio a falecer em 28 de Maio de 1988 aos 92 anos.

 

Assuntos do Artigo:
  • alfredo volpi bandeirinhas
  • obra de arte bandeirinhas
  • bandeirinhas alfredo volpi
  • pintor das bandeirinhas
  • alfredo volpi obras bandeirinhas
  • as bandeirinhas de alfredo volpi
  • obras de alfredo volpi bandeirinhas

Comente Via FaceBook

Comentários




Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. mariana disse:

    Alfredo Volpi,um grande pintor italiano que fez obras explendidas que faleceu que ja estava de idade mas aproveitou sua vida tinha uma linda familia e que graças a deus consiguiu o que gostava de faze. Que Deus o teja nas maos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.