Scroll Top

ARTES

Antônio Henrique Amaral – Pintor Brasileiro

Antônio Henrique Abreu Amaral nasceu no ano de 1935, tendo como formação Direito pela USP. Em 1952, Antônio Henrique Amaral com Roberto Sambonet, iniciaram a formação artística na Escola do Museu de Arte de São Paulo. Após realizar sua primeira exposição individual de gravura, em 1958 viaja para Argentina e Chile realizando exposições conhece vários artistas sul americanos renomados. Em Nova York, onde viaja em 1959, aperfeiçoou sua técnica em gravura com Shiko Munakata e W. Rogalsky.

antonio-henrique-amaral–pintor-brasileiro

Em 1960 trabalhou como assistente de Alfredo Bonino, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, trabalhou como redator e publicitário conciliando sua atividade artística no ano de 1961. Lançou o livro ‘O Meu e o Seu’, em 1967, na Galeria Mirante iniciando assim seu trabalho em pintura, fazendo no mesmo ano sua primeira amostra individual de pintura, a série Bocas, na galeria Astréia em São Paulo.

Em 1968 e 1975 trocou a gravura pela pintura, elaborando a série Bananas, chegando gradativamente à pintura abstrata. Em suas gravuras mostrava expressão, temas sociais agressivas que transportou para a pintura. No final da década de 60 e 70, suas ideias se aproximaram do Tropicalismo, com referências às figuras de Tarsila do Amaral, tendo também ideias surrealistas.

Continua vivendo e trabalhando em São Paulo. Veja abaixo algumas obras e quadros do pintor brasileiro Antônio Henrique Amaral:

bananas-antonio-henrique-amaral-1970

Bananas - Antônio Henrique Amaral - 1970

campo-de-batalha-antonio-henrique-amaral-1973

Campo de Batalha - Antônio Henrique Amaral - 1973

naufragio-antonio-henrique-amaral-2001

Naufrágio - Antônio Henrique Amaral - 2001

tronco-com-espinhos-antonio-henrique-amaral-1976

Tronco com Espinhos - Antônio Henrique Amaral - 1976

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Antônio Henrique Amaral – Pintor Brasileiro!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: