Generalidades

Arte de Ensinar – O Difícil Caminho da Pedagogia Brasileira




 

aluno rebelde

Podemos definir que o ato de ensinar é uma arte, e como toda arte exige-se muito daquele que faz, alguns artistas fazem bem as suas obras, com facilidade e prazer, as vezes por terem o dom nato, muitos fazem bem feito devido a determinação e insistência ou por aperfeiçoamento em alguma técnica. Certo é que para uma arte ter valor será preciso cumprir uma série de normas, bem como na educação, muitas normas e parâmetros precisam ser seguidos.

O aluno quer aprender aquilo que ele quer, não quer ouvir o que não agrada aos seus ouvidos e, muitas vezes sequer sabe o que realmente quer, muitas vezes temos alunos apáticos, desinteressados, desestimulados, sem foco, um dilema que aumenta quando o aluno resolve ser rebelde e não seguir normas vigentes na escola. Temos então um grande problema para o professor, uma barreira que impede muitos mestres de ensinar seus alunos de forma eficiente e desenvolver um trabalho de qualidade, que eleve o nível de conhecimento e qualificação dos alunos.

Trabalhar com uma sala rebelde é em extremo desgastante e muitas vezes perigoso, infelizmente aqueles que na sala estão com o desejo de aprender também serão prejudicados pelos alunos que não tem foco, que não sabem o que querem e que não querem ouvir. Muitos professores conseguem exito e desenvolvem a arte de ensinar e transmitir conhecimento, algo que o faz aproximar de seus objetivos e a expectativa dos alunos. Os alunos precisam ser conscientizados do seu papel na sociedade e da sua importância no meio em que vivem, porque nem sempre teem a consciência que será o único a mudar sua realidade e a realidade da sociedade em que vive. Quando esse aluno perceber que o mundo a sua volta o sufoca e ele é apenas mais um número a ser descartado pela sociedade acabará se revoltando contra o sistema e muitas vezes tornando-se contraventor das leis vigentes, alguns acabam presos e irão com certeza acusar o sistema que não lhe deu oportunidades. Percebemos que nossa sociedade é uma fonte abundante de oportunidades, atualmente qualquer pessoa que queira estudar e competir por melhores condições de vida tem condições para tal, hoje em dia só não estuda aquele que realmente não quer ou que por alguma estupidez ainda acredite que a sociedade é que determina a sua condição social, sabemos que nossas leis e nossa cultura atual desenvolvem meios para que todo cidadão evolua e adquira conhecimento.

Porque muitos alunos não aceitam aprender e não querem evoluir para melhorar a situação social? Qual o sonho dos nossos alunos? Sabem os nossos alunos sonhar? Ou será que aprendem mais aqueles que têm disciplina severa dentro de casa? Que aprendem dentro do lar a cumprir regras e apresentar resultados. Sabemos que alunos descompromissados e desinteressados não são cobrados pelos pais, não se importam em apresentar resultados dentro de casa, tem pais que deixam os filhos seguirem o caminho que querem e muitas vezes sequer acompanham a vida escolar do filho. Teremos dessa forma alunos comprometidos com o estudo?

O ensino vai mal para muitos e infelizmente em número maior para as classes menos abastadas da sociedade, onde somente a arte de ensinar e o dom dentro do coração do mestre poderia salvar essa sociedade que caminha entre a oportunidade e a falta de instrução para fazer da oportunidade uma forma de libertação e soberania. Reflete na sociedade como um todo a falta de consciência de que temos direitos e também deveres, nada vai cair do céu mas tudo aquilo que se plantar poderá brotar e dar frutos com abundancia para aquele que acreditar.

Assuntos do Artigo:
  • pedagogia como arte de ensinar
  • pedagogia é arte de ensinar

Comente Via FaceBook

Comentários




Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.