Scroll Top

Generalidades

Como vencer o medo e não ser controlado pelas adversidades

 

O medo pode ser real, proveniente de algum fato que nos ameaça a integridade física ou psicológica. O medo é o mal necessário que surge dentro dos seres vivos normais, surgem para nos colocar em alerta diante de uma situação perigosa, assim nos resguardamos e evitamos certas situações que podem nos prejudicar. O medo, porém deve estar atrelado a um senso de percepção ajustado ao meio que se vive, o medo deve ser proporcional ao perigo eminente, não pode existir sem que antes haja um motivo real, palpável, ou estaremos sendo vítimas do nosso próprio sistema de defesa, seremos aprisionados e afligidos por nós mesmos, e pior; por algo que não existe. Tudo que foi dado ao homem tem uma medida padrão, aquilo que sai do normal poderá um dia causar algum transtorno, os excessos mesmo que de cuidados, não são sempre benéficos, podemos nos tornar paranoicos por excesso de amor, desejo de proteger, ciúmes exagerado, preocupação com o futuro, são situações que por fim levam ao medo, o que em muitos casos é indesejável e ineficiente.

Como então vencer o medo que surge diante de certas situações em que precisamos ter coragem?

O que acontece dentro da mente do homem é diferente do que acontece na mente de um animal irracional, este só tem medo diante daquilo que vê, não cria o medo por situações que ainda não estão acontecendo, já o homem tem a capacidade de pensar e deduzir muito sobre o seu futuro, o que pode ser bom, também pode causar um estresse antecipado, muitas vezes totalmente desnecessário. O segredo seria simples caso não fossemos pessoas que raciocinam dia e noite, mas fazemos projetos e muitos planos, em nossos cálculos vemos as possibilidades de realizações ou de frustrações, se não fosse isso seríamos mais felizes.

A ideia é não se estressar por algo que ainda não aconteceu, se tiver que acontecer acontecerá, evitar situações de risco é inteligente, mas sofrer pelo fantasma que ainda não apareceu não esta associado a felicidade. Não tenha medo de perder, não tenha medo de sofrer, aja como se o amanha fosse surgir como uma nova porta que se abre para grandes oportunidades, pensar bem e positivamente é criar caminhos para que nossos desejos sejam concretizados. O medo não existe na mente dos loucos, mas na mente dos sãos e dos sábios ele deve ser controlado, devemos guiar nossos sentimentos como aquele que cavalga sobre um animal, ao podemos deixá-lo ter o controle da situação, aquele que esta montado é quem controla, infelizmente muitos de nós somos controlados pelos problemas que estão abaixo de nós.

O futuro não pertence a nós, o medo da morte atormenta a muitos e até temem o fim do mundo, de que adianta ter medo? Devemos apenas nos preparar por que a morte é certa, não sabemos o dia nem a hora. Devemos nos preparar e aguardar a morte na esperança de viver para sempre, para aquele que tem essa esperança a morte não é morte e sim vida, para quem não tem essa esperança a morte é o fim de todas as coisas. É bom saber que para quem vive com Cristo não existe a morte, o império da morte e do medo já domina o mundo e todos os que são fracos diante dele.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Como vencer o medo e não ser controlado pelas adversidades!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: