Sem sombra de dúvidas de que Di Cavalcanti foi praticamente o principal responsável pela grande revolução artística modernista no Brasil, pois ele foi idealizador do evento que fez com que isso fosse possível, a Semana da Arte Moderna. Nascido no Estado do Rio de janeiro, Di Cavalcanti além de pintor foi também desenhista, ilustrador e caricaturista.

di-cavalcanti–pintor-modernista-brasileiro

Suas inspirações de pintura eram bem voltadas para o tropical e sensual, onde seus temas prediletos foram populares do país como favelas, soldados, operários, marinheiros, mulheres negras e festas populares. Esses temas levaram Di Cavalcanti a conquistar diversos prêmios em toda sua carreira artística, dentre eles estão o de “Melhor Pintor Brasileiro (1953)” e recebeu uma medalha de ouro em uma exposição que aconteceu na França.

Em sua vida pessoal o pintor teve diversos relacionamentos com mulheres diferentes, pois quem o conheceu relata que ele era um homem boêmio e romântico, e conquistava as mulheres com essa maneira de ser.

Di Cavalcanti ficou muito famoso por pintar obras de arte como os quadros “Cinco Moças de Guaratinguetá” e “Aldeia de Pescadores”.

Veja abaixo mais obras que foram pintadas por Di Cavalcanti:

mulheres-protestando-di-cavalcanti
Mulheres Protestando – Di Cavalcanti

 

duas-mulatas-di-cavalcanti
Duas Mulatas – Di Cavalcanti

 

baile-popular-di-cavalcanti
Baile Popular – Di Cavalcanti