As artes egípcias sempre foram algo muito misterioso e extraordinário, justamente pelo motivo de ser um dos mais antigos estilos artísticos, e alguns de suas principais inspirações era no tema “Vida após a Morte”, e com esse pensamento eles construíam estatuetas, tumbas, vasos e mastabas (túmulos egípcios) que expressavam seu entendimento sobre o além da vida.

esculturas e pinturas egipcias Esculturas e Pinturas Egípcias   Esfinges e Estátuas dos Faraós

A escultura egípcia, no decorrer de seu desenvolvimento, apresentou diversas características bastante curiosas, mesmo expressando grande rigidez em grande parte de suas obras, temos uma visão de que as estátuas egípcias revelavam informações bem completas sobre as pessoas que eram representadas. Durante o governo de Amenófis IV ocorre uma época bem caracterizada em que a rigidez da escultura é substituída por impressões de movimento.

Já no fim do governo de Tutancâmon, os elementos da arte egípcia receberam uma grande e clara conotação do mundo político. A arquitetura, pintura e escultura começaram a ser utilizados para representar grandes feitos de faraós. No findar do Império Egípcio, foram sofridas grandes alterações devido invasões de estrangeiros, onde começou a acontecer um desequilíbrio estético na civilização. Veja abaixo algumas Esculturas e Pinturas do Egito:

tumba escultura egipcia 300x225 Esculturas e Pinturas Egípcias   Esfinges e Estátuas dos Faraós
Tumba – Escultura Egípcia

 

nefertiti escultura egipcia 208x300 Esculturas e Pinturas Egípcias   Esfinges e Estátuas dos Faraós
Nefertiti – Escultura Egípcia

 

mikerinos escultura egipcia 144x300 Esculturas e Pinturas Egípcias   Esfinges e Estátuas dos Faraós
Mikerinos – Escultura Egípcia

 

pintura egipcia 300x195 Esculturas e Pinturas Egípcias   Esfinges e Estátuas dos Faraós
Pintura Egípcia

 

nilo pintura egipcia 300x228 Esculturas e Pinturas Egípcias   Esfinges e Estátuas dos Faraós
Nilo – Pintura Egípcia

 

mercenarios nubios pintura egipcia 300x225 Esculturas e Pinturas Egípcias   Esfinges e Estátuas dos Faraós
Mercenários Nubios – Pintura Egípcia

Mas seria inevitável deixar de mencionar as grandes pirâmides egípcias, com certeza grandes maravilhas criadas pelo homem, símbolo não só de dedicação mas também de evolução e conhecimento, afinal ainda são até os dias atuais um dos grandes mistérios a serem descobertos, como afinal foram erguidas essas grandes construções? Outra parte intrigante da arte egípcia são as enorme esfinges, que ainda hoje não podem ser transportadas com facilidade, como então a 1.500 anos antes de Cristo puderam ser edificados tais monumentos?

Alguma resposta plausível??? Quem sabe pode falar que será ouvido