Scroll Top

ARTES

Ettore Federighi – Pintor Naturalizado Brasileiro

Ettore Federighi nasceu em Muzambinho em 24 de agosto de 1909. Seu pai era Menotti Federighi e sua mãe Virginia Forsato Federighi. Foi pintor, sempre retratando sua cidade no interior de Minas Gerais. Quando era criança, realizou sua primeira pintura com uma paisagem que viu no alpendre de uma parede, em uma casa de sua cidade.

Observando cada traço, voltou à sua casa onde reproduziu a cena vista, indo e voltando do lugar onde viu a pintura. Terminado sua obra, pintou a moldura com cordão e pregos, para quem olhasse tivesse a impressão de que estivesse inclinado. Posteriormente decorou outros cômodos e paredes de sua casa após o término de sua primeira pintura. Após o artista pintar o rosto de Jesus num quadrinho, foi chamado para trabalhar num circo da cidade onde quiseram leva-lo para a Europa, mas rejeitou o pedido. Sua arte tinha características de quadricular o papel, observar proporções, estabelecendo simetrias, como se estivesse ampliando uma fotografia foi a marca de suas obras. Pintou prédios, paredes, placas, painéis, letreiros, sendo assim convidado a decorar a Igreja de Paraisópolis em Minas Gerais, na idade de 15 anos.

Também tocava violão, piano, flauta, gaita, clarineta e outros instrumentos, apenas de ouvido. Outro de seus talentos era plasmar máscaras em barro e gesso, pintando e vendendo para o carnaval.  Lecionou pintura em São Paulo, por muitos anos, onde deixou alunos da alta sociedade paulista.

Veja abaixo alguns quadros e pinturas do brasileiro Ettore Federighi:

ettore-federighi-4

Ettore Federighi

ettore-federighi-3

Ettore Federighi

ettore-federighi-2

Ettore Federighi

ettore-federighi-1

Ettore Federighi

ettore-federighi-5

Ettore Federighi

Assuntos do Artigo:
  • Ettore Federighi

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Ettore Federighi – Pintor Naturalizado Brasileiro!

1 Comentário

  1. MEIRE MENEZES disse:

    Tenho um quadro feito por esse pintor,datado em 26-02-1963.Gostaria de saber aonde posso encontrar obras pintadas por ele.Aguardo o contato.

    Grata Meire Menezes.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: