Scroll Top

Generalidades

Fim de Ano, Natal e Ano Novo Períodos de Excessos Cuide-se

 

para os exageros kit ressaca

Fim de ano é período de comemorações, muita comida e bebida, pessoas exageram e depois vivem o dilema do peso na consciência por ter saído da meta, quebrado promessas e infligido regras pré determinadas. Mas de nada adianta ficar se lamentando pelo acontecido, o certo é iniciar o ano com aquele recomeço tão sofrido, entrar na dieta, malhar bastante e retomar a rotina de abstinência, se é que isso é necessário. Muitas vezes exageramos também nas dietas e nos padrões que queremos atingir, mas é bom saber que nem sempre se ganha com os excessos, há sempre nesse caso um efeito colateral para aquilo que foi demais ou de menos.

A dica é aquela velha regra conhecida de todos, o bom “SENSO”, nos períodos de festas e comemorações não precisamos nos abster de nada ou fazer sacrifícios desnecessários, que geralmente não levam a lugar algum, e para não exceder e ficar com peso na consciência basta seguir aquela voz que fala lá dentro e pouco é atendida, já estou satisfeito.

Outra norma para seguir é a seguinte: Nunca comer com os olhos, pessoas que comem aquilo que vêem e acham gostoso, acabam comendo de tudo que se colocam na mesa, pessoas que comem com o estomago acabam parando de comer assim que sentem o menor peso na barriga, sabem que não precisam de mais alimento, afinal um homem adulto pode estar bem alimentado com apenas meio quilo de alimento, mas quando se come com os olhos essa cifra pode chegar facilmente a dois quilos, principalmente para aqueles que comem e bebem ao mesmo tempo. Comer e ingerir líquidos juntos não é uma boa ideia  o volume de liquido junto aos alimentos dificultam a digestão, aumentando consideravelmente a sensação de mal estar após as refeições.

Mais um problema das grandes ceias é o excesso de comidas gordurosas, deve se balancear a alimentação ingerindo na mesma proporção os alimentos fibrosos, incluindo sucos naturais ao invés de refrigerantes e bebidas alcoólicas, assim a digestão será facilitada e o prazer será maior. Nada é tão ruim que depois de comer ter que tomar antiácido e outros tipos de remédios e chás que nem sempre aliviam.

Pessoas diabéticas e com hipertensão precisam de cuidados especiais, não se deve brincar com excessos de alimentação, pois o bom alimento pode facilmente nos levar a zona de risco de vida, dependendo da nossa saúde.

Podemos comer de tudo, pois o perigo não esta nos alimentos e sim em nós mesmos, na forma em que nos alimentamos, sabemos que a água é indispensável a vida, mas em grande quantidade pode levar ao óbito, pessoas que tiveram força e determinação para reduzir drasticamente o volume de alimento ingerido numa refeição, conseguiram até emagrecer mesmo comendo de tudo. Então por que ficar com a consciência pesada e aquela fadiga causada pelo exagero, se tudo isso é  pode ser evitado?

Porém vale uma outra dica dos mais antigos, tenha sempre fácil um chá de boldo, um velho sonrisal ou o um engov na gaveta,  mas se exagerar não tem jeito, tudo isso só vai servir pra dizer que tomou algo, a cura só vem mesmo quando o próprio organismo te falar: Agora estou trabalhando sem sobrecarga, então tudo volta ao normal.

Viva bem e coma de tudo, aproveite bastante, sabendo que não é só de comida e bebida que se faz uma boa festa.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Fim de Ano, Natal e Ano Novo Períodos de Excessos Cuide-se!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: