Scroll Top

ARTES

Francisco Goya – O Shakespeare do Pincel

Francisco Goya foi um dos grandes nomes na espanha quando se fala em arte e pintura, seu nome completo é Francisco José de Goya y Lucientes mais conhecido como Francisco de Goya, possuía um tremendo talento com os pincéis, alguns o denominavam como o Shakespeare das pinturas, foi sem dúvida um dos maiores expoentes do período "Romantico",  Dentre todas as inspirações e categorias artísticas que Goya pintava eram paisagens, comédia, cenas mitológicas, tragédia, retratos, sátira, farsa, deuses e demônios, homens, feiticeiros, e um pouco do obsceno, sempre usando cores bem fortes e vivas.

francisco-de-goya-o-shakespeare-do-pincel

Nascido em 1746 na cidade de Fuendetodos que fica localizada na Espanha, Goya estudou na Escuelas Pias, onde conheceu Martin Zapater, e ele foi uma das grandes fontes para o acesso de pessoas às suas obras. Na época antiga era de costume que artistas iniciantes começassem refazendo pinturas de outros artistas.

Quando já estava com seus 17 anos de idade, se mudou para Madrid, e lá estudou com o famoso pintor Anton Raphael Mengs, que era muito reconhecido na realeza espanhola. Em seu primeiro concurso da Academia de Belas Artes de Parma que aconteceu no ano de 1771, e a partir desse também recebeu sua primeira solicitação de trabalho que foi o afresco na Igreja Nossa Senhora do Pilar, localizada em Saragoça. A partir desse momento Goya começou a ser reconhecido mundialmente por pintar seus quadros.

Por volta de 1792 Goya contraiu uma doença rara e desconhecida, ficando com partes do corpo paralisado, perdeu parte da visão e da audição. Devido a doença seu trabalho também mudou, tornando-se mais tristes e as cores mais escuras passaram a dominar suas obras. Parcialmente recuperado retornou com ímpeto ao trabalho, embora já não tão valorizado pela aristocracia devido a doença, produziu famosas pinturas da série conhecida como “Los Desastres de la Guerra”, onde a guerra foi retratada como fútil e sem nenhum valor, mostrava que na guerra não existiam heróis, mas apena assassinos e mortos.

A partir de 1824, Goya se exilou na famosa cidade de Bordéus na França, onde alguns anos depois veio a falecer.

Veja alguns deles abaixo:

portrait-of-antonia-zarate-francisco-de-goya

Portrait of Antonia Zarate – Francisco de Goya

 

don-manuel-osorio-manrique-de-zuniga-francisco-de-goya

Don Manuel Osorio Manrique de Zuniga – Francisco de Goya

 

3rd-may-francisco-de-goya

3rd May – Francisco de Goya

 

saturno-devora-a-su-hijo-francisco-de-goya

Saturno Devora a Su Hijo – Francisco de Goya

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Francisco Goya – O Shakespeare do Pincel!

2 Comentários

  1. thynata g disse:

    UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU! D+++++++

  2. thynata g disse:

    KKKKKK muito legallll belo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: