Scroll Top

Generalidades

GPS Sistema de Posicionamento Global

 

satélites-GPS

                              “Veja acima a disposição dos satélites que compoem o sistema GPS

O GPS foi desenvolvido no contexto da guerra fria. Resultado da corrida armamentista entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética, foi projetado para localizar com precisão um objeto ou pessoa, assim como fornecer sua velocidade na superfície terrestre ou num ponto qualquer próximo a ela. Da fusão de dois projetos – Timation (Time Navigation) e 621B, da Marinha e da Força Aérea norte-americanas, respectivamente – nasceu o sistema NAVSTAR/GPS (Navigation Satellite With Time and Ranging/Global Positioning System) O GPS, como os sistema ficou conhecido, começou a ser desenvolvido pelo departamento de defesa do governo dos Estados Unidos em 1973 e em 1978, foi lançado o primeiro satélite. Atualmente esse sistema é composto por 24 satélites (21 deles em operação e 3 de reserva) que giram em torno da terra em 6 órbitas distintas a 20.200 Km de altitude.

Evidenciando seu enorme potencial estratégico-militar, como ficou demonstrado na guerra do Golfo (1991) e na recente guerra contra o Iraque (2003), os alvos a serem atingidos pelas Forças Armadas norte americanas, fixos ou móveis, puderam ser localizados com grande precisão pelo GPS. Da mesma forma, os chamados mísseis teleguiados, lançados de aviões ou embarcações de guerra, eram orientados por esse sistema de posicionamento. Além de utilizado militarmente, o GPS é empregado para orientar a navegação aérea e a marítima.

Os satélites cumprem órbitas fixas e estão dispostos de modo que, de qualquer ponto da superfície terrestre ou próximo a ela, é possível receber ondas de rádio de pelo menos quatro deles. O equipamento que recebe essas ondas – chamado de aparelho receptor GPS – calcula as coordenadas geográficas do local em graus, minutos e segundos. Além da latitude e longitude, com o GPS obtém-se a altitude do ponto de leitura, o que facilita os trabalhos de campo na confecção e atualização de mapas topográficos. Portanto, além do uso militar, esse sistema de posicionamento tem inúmeras utilidades civis.

Por intermédio das imagens de satélites já é possível saber as variações de fertilidade do solo numa área de cultivo. Utilizando o GPS, um agricultor pode distribuir a quantidade ideal de adubo em cada em cada pedaço de área cultivada, o que proporciona eficácia e economia. Há modernos tratores que já vem equipados da fábrica com um computador de bordo conectado ao GPS e com uma orientação contínua por meio dos satélites do sistema. No Brasil, uma locadora de automóveis já tem esse serviço disponível em parte de sua frota que circula em algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, órgão governamentais brasileiros vem utilizando imagens de satélites e o GPS para identificar com precisão os limites de fazendas improdutivas a serem desapropriadas para a reforma agrária, para controlar queimadas em florestas, para demarcar limites fronteiriços etc.

Outras aplicações práticas dos sistema GPS são o planejamento de rotas e o rastreamento de veículos, principalmente carretas que transportam cargas valiosas. Em caso de roubo, é possível localizá-los com precisão, possibilitando uma ação mais rápida da polícia.

satelite-sinais-para-GPS

Assuntos do Artigo:
  • do que se compoe o sistema GPS

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à GPS Sistema de Posicionamento Global!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: