Henri-Émile-Benoit Matisse mais conhecido como Henri Matisse nasceu em Le Cateau-Cambrésis (comuna francesa) no ano de 1869 e teve seu grande reconhecimento artístico por suas técnicas de uso das cores e sua arte de fazer desenhos originais. Em toda sua carreira, Matisse atuou como desenhista, escultor e gravurista, mas o que realmente trousse mais sucesso para o artista, foram os trabalhos como pintor.

henri-matisse-pintor-desenhista-e-escultor

Matisse, Picasso e Marcel Duchamp são considerados os artistas que revolucionaram o início do século XX, os quais tiveram grande influência para a pintura e escultura. Inicialmente Matisse foi nomeado por outros artistas como pintor do fauvismo, mas na década de 1920, o artista foi demonstrando ser um defensor da tradição clássica na pintura francesa. Seu grande conhecimento e suas técnicas em cores e em seus desenhos, fizeram com que suas obras alcançassem alto nível de reconhecimento, das quais transformaram o pintor em um líder da arte moderna.

Dentre as maiores influencias para Matisse na época, os principais nomes foram Antoine Watteau, Auguste Rodin, Cézanne, Edouard Manet, Gauguin, Jean-Baptiste-Siméon Chardin, Nicolas Poussin, Signac, Van Gogh e a arte japonesa.

Veja abaixo algumas pinturas e esculturas de Matisse:

the-dance-henri-matisse
The Dance – Henri Matisse

 

retrato-de-yvonne-landsberg-henri-matisse
Retrato de Yvonne Landsberg – Henri Matisse

 

musique-henri-matisse
Musique – Henri Matisse

 

lecon-musique-henri-matisse
Lecon Musique – Henri Matisse

 

banhistas-na-margem-de-um-rio-henri-matisse
Banhistas na Margem de Um Rio – Henri Matisse