Scroll Top

ARTES

Iberê Camargo – Pintor, Gravurista e Professor Brasileiro

Natural numa cidadezinha bem escondida no Estado do Rio Grande do Sul chamada Restinga Seca, Iberê Bassani de Camargo nasceu no ano de 1914. Ainda morando no Rio Grande do Sul, Iberê iniciou seus estudos artísticos Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria e lá conheceu outros grandes pintores chamados Parlagreco e Frederico Lobe. Se mudando para Porto Alegre o pintor continuou se aperfeiçoando e aprofundando nos estudos, e lá conheceu outro grande artista que foi João Fahrion.

ibere-camargo-pintor-gravurista-e-professor-brasileiro

No ano de 1942, ainda em continuidade aos seus estudos, Iberê Camargo foi para o Rio de Janeiro onde estudou na Escola Nacional de Belas Artes, porém ele não ficou satisfeito com os métodos e técnicas de ensino que a escola oferecia para os alunos, assim ao lado de outros artistas e seu grandíssimo professor Guignard, o qual lecionava gravuras, fundaram o Grupo Guignard.

Já no ano de 1953 quando Iberê já havia adquirido um grande conhecimento como gravurista, começou a dar aulas no Instituto de Belas Artes do Rio de Janeiro e a partir de lá também começou a oferecer algumas aulas em Porto Alegre e também em outros países.

Por mais que Iberê tenha estudado com grandes nomes da arte moderna e também participado de alguns grupos de pintura, ele nunca se manteve em um estilo específico de arte, mas do mesmo jeito as obras do brasileiro repercutiram muito internacionalmente.

Resumidamente falando, Iberê Camargo ficou grandemente conhecido por pintar quadros de gravura, veja alguns abaixo:

ibere-camargo2
Iberê Camargo

 

ibere-camargo1

Iberê Camargo

 

ibere-camargo

Iberê Camargo

 

auto-retrato-ibere-camargo

Auto Retrato - Iberê Camargo

Assuntos do Artigo:
  • ibere camargo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Iberê Camargo – Pintor, Gravurista e Professor Brasileiro!

1 Comentário

  1. ramon disse:

    Gostei muito dos conteudos puplicados nesse trabalho, apordando e explicando tudo sobre a vida dos artistas.. isso e so muito bom poder ainda deixar meu comentario sobre o assunto.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: