ARTES

Jackson Ribeiro – Escultor Brasileiro




Escultor e autodidata, Jackson Ribeiro saiu muito jovem de Teixeira no sertão paraibano, e seguiu em rumo ao Mato Grosso em busca de seu irmão, do qual ele desconfiava que estivesse sendo escravizado no garimpo. Logo após Jackson se embrenhou pela Bolívia aonde chegou a ser delegado de polícia de onde saiu com uma bala alojada no pescoço e foi viver no Paraná, de onde se mudou para o Rio de Janeiro onde começou sua carreira artística.

Suas obras usavam como matéria prima, principalmente o ferro e a pedra, e expressavam um grande realismo industrial. No Brasil ganhou todos os prêmios possíveis para um escultor, entre eles um dos mais cobiçados no meio, o de Viagem ao Estrangeiro do Salão Nacional de Arte Moderna (1964).

Ainda na década de 60 criou a sua polêmica obra O Porteiro do Inferno, que ficou instalado em 1967, na Rua Duarte da Silveira, na Paraíba, em frente à antiga faculdade de Filosofia. Logo após o artista se mudou para novamente para o Paraná para recuperar uma antiga igreja, onde viveu solitário nos seus últimos anos de vida.

Algumas esculturas do artista brasileiro Jackson Ribeiro:

jackson-ribeiro

Jackson Ribeiro

elementar-5-jackson-ribeiro

Elementar 5 - Jackson Ribeiro

Assuntos do Artigo:
  • jackson ribeiro

Comente Via FaceBook

Comentários




Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.