ARTES

JUAN CRIS PINTOR ESPANHOL




 

 

JUAN CRIS PINTOR ESPANHOL

O nome verdadeiro é José Victoriano Gonzales Peres, um dos maiores pintores cubistas e escultor cubista espanhol, nascido em 23/03/1887 em Madri Espanha, morreu cedo com apenas quarenta anos de idade na cidade francesa de Boulogne-sur-Seine, mesmo assim é o representante maior do cubismo sintético mundial. Em sua paleta de pintura predominavam as cores azuis, violeta e verde. Por ter se ingressado num estilo que usava colagem em suas pinturas Juan Cris entrou por caminho único em sua época distanciando-se de Pablo Picasso e Braque, também pintores cubistas,  aplicava em sua pinturas um jogo  entre o mundo real e mundo do que é pintado criando um relação entre o que é verdade e o que é falso.

 

O período mais criativo e que marca mais acentuadamente a carreira de Juan Cris pertence ao período da natureza morta, onde pintou seus quadros  mais famosos como: O Pequeno Almoço, Garrafa e Fruteira, A Garrafa de Vinho e Jarra e Copo, são pinturas que mostram claramente como o artista mostrava as coisas de forma simplificada e descomplicada, usando poucos elementos e aspectos envolvidos na pintura. Com o tempo o artista tende para as formas geométricas mais simples, demonstrando também uma grande evolução na representação de suas telas e seu estilo único, nunca deixou de mostrar em suas telas uma grande variedade de cores e grande luminosidade, porém abstratos.

 

 

No final de sua carreira pintou suas ultimas obras:  A Guitarra Frente ao Mar e O livro de Música, esses trabalhos são os mais destacados do final de sua vida.

 

Assuntos do Artigo:
  • juan obras famosas
  • quadros do pintor espanhol rujan biró

Comente Via FaceBook

Comentários




Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Ana disse:

    É Juan Gris.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.