ARTES

Masp – Museu de Arte de São Paulo – No Coração da Cidade Paulista




O Masp – Museu de Arte de São Paulo foi fundado em 1947 pelo jornalista Assis Chateaubriand, jornalista e também grande admirador de arte, teve o interesse de trazer para o Brasil o melhor da arte europeia, com a ajuda de um museólogo, crítico de arte e jornalista  italiano chamado Pietro Maria Bardi, adquiriu grande quantidades de pinturas e esculturas de importantes artistas europeus, principalmente  impressionistas e pós-impressionistas na época, Bardi ficou encarregado de adquirir as obras para o museu,  enquanto  Assis Chateaubriand se encarregava de conseguir as doações. Com grande poder de persuasão conquistava doadores em potencial e mecenas que acabavam abraçando sua causa, colaborando diretamente para o crescimento e formação de um grande museu internacional no pais. Durante os três primeiros anos o museu funcionava num salão na rua 7 de Abril, e a partir de 1958 surge o projeto da arquiteta Lina Bo Bardi para o museu da Avenida Paulista que foi inaugurado em 1968, contando com a presença de pessoas ilustres como a rainha Elizabeth II da Inglaterra, que prestigiou o evento na época. Destaque para o novo edifício que passou a ser um marco na arquitetura moderna em São Paulo e também do país.

MASP

Atualmente o museu é um convite indispensável para se conhecer os grandes artistas da arte mundial, são mais de 8.000 peças com destaque para o ocidente, destacando as francesas e italianas. Há também uma grande coleção de pinturas Flamenga, Espanhola, Portuguesa e Inglesa, destacam-se também os brasileiros Di Cavalcanti, Almeida Junior, Anita Malfatti e Candido Portinari. Entre os latinos também temos Diego Rivera, pintor mexicano que foi um dos precursores do muralismo em seu país.

Podemos apreciar artistas como:  Chagall, Matisse, Van Gogh, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Picasso, Cézane, Renoir, Monet, Delacroix da escola de Paris. Da escola Italiana tem: Boticelli, Rafael e Mategna. Destaque também para esculturas como a da deusa Higéia do século IV a.C e uma coleção de mais de 70 esculturas de Degas que só podem ser vistas no MASP e mais dois museus do mundo.

MASP INTERIOR

O MASP Museu de Arte de São Paulo esta localizado bem no coração de São Paulo, na Avenida Paulista, 1578, Bela Vista. A região é ponto de partida para todas as grandes comemorações de São Paulo e também manifestações e protestos, no final do ano é onde se faz a contagem regressiva  da virada.  Ali esta também o coração financeiro de São Paulo e um dos metros quadrados mais caros de São Paulo.  É bem fácil chegar ao MASP de carro ou de metrô, quem visita São Paulo não pode deixar de conhecer o Museu e arredores, vale a pena.

Comente Via FaceBook

Comentários




Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.