Como o Brasil possui uma grande influência na arte moderna em todo o resto do mundo, ficou muito reconhecido por revelar grandes talentos que foram convocados para participar de importantíssimos eventos artísticos espalhados pelo mundo. Milton Dacosta obviamente foi um dos artistas brasileiros que receberão um prestígio internacional muito grande e isso fez com que a cultura artística no Brasil aumentasse ainda mais.

milton dacosta–arte moderna no brasil Milton Dacosta – Pintor da Arte Moderna no Brasil

Milton Rodrigues da Costa nasceu na cidade de Niterói – RJ no ano de 1915, e fez diversos trabalhos como pintor, desenhista, ilustrador e gravador. Inicialmente Milton começou a estudar pintura e desenho aos 14 anos de idade, e um pouco mais tarde consegui contato com Antônio Parreiras no qual discutiram técnicas de luz, sombra, cor, dentre outros assuntos relacionados a arte.

Milton teve passagem na Escola Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), onde estudou até o momento em que a instituição teve suas portas fechadas devido à Revolução de 1930, assim como forma de protesto criou juntamente com outros artistas o Núcleo Bernardelli para que fosse oferecida uma alternativa de ensino para os alunos.

Já a alguns anos mais tarde, por volta de 1940, Milton foi premiado no Salão Nacional de Belas Artes, no qual ganhou uma viagem para os Estado Unidos na cidade de Nova York, lá ele estudou na escola Art’s Students League of America, também apresentou diversas de suas obras de arte moderna pelo país e mais tarde foi estudar em Paris na escola Académie de La Grand Chaumière.

Dentre os grandes quadros de Milton Dacosta que trouxeram mais relevância para a história da arte no Brasil estão alguns abaixo:

milton dacosta3 246x300 Milton Dacosta – Pintor da Arte Moderna no Brasil
Milton Dacosta

 

milton dacosta2 262x300 Milton Dacosta – Pintor da Arte Moderna no Brasil
Milton Dacosta

 

milton dacosta1 235x300 Milton Dacosta – Pintor da Arte Moderna no Brasil
Milton Dacosta

 

milton dacosta 232x300 Milton Dacosta – Pintor da Arte Moderna no Brasil
Milton Dacosta