É nome dado a um estilo de arte que predominou entre o final do século XVI e meados do século XVIII. Esse movimento se iniciou na Itália, logo depois se difundiu pelo resto da Europa e América, de forma modificada em algumas áreas.

monumento-a-richelieu-francois-girardon
Monumento a Richelieu - François Girardon

Muitos consideram o Barroco como uma continuação do Renascimento, pois ambos os movimentos compartilham um profundo interesse pela arte da Antiguidade Clássica. O termo “barroco” advém da palavra portuguesa que significa “pérola imperfeita”, na trajetória da arte barroca devemos contabilizar o papel da igreja, que estava naquele momento estava preocupada em frear os avanços do protestantismo e da renascença. O enfraquecimento do poder católico resultou na disseminação dessa arte.

Neste movimento se destacam dois estilos artísticos: A pintura e a escultura as principais características nos dois estilos eram a intensificação do realismo, o exagero nas emoções e o uso de figuras santas. No Brasil esse movimento recebeu grande atenção graças ao escultor Aleijadinho.

Abaixo estão alguns quadros e obras esculturais do estilo barroco:

santo-andre-francois-duquesnoy
Santo André - François Duquesnoy
o-anao–velazquez
O Anão – Velázquez
as-meninas–velazquez
As Meninas – Velázquez
a-licao-de-anatomia-do-dr-tulp–rembrant
A Lição de Anatomia do Dr.Tulp – Rembrant
profeta-oseias-aleijadinho
Profeta Oséias - Aleijadinho