Pintor das águas Pinturas do Rio Tiete São Os Temas Favoritos

porRiciel Oliveira

Pintor das águas Pinturas do Rio Tiete São Os Temas Favoritos

pinturas tiete

Eduardo Marques de Jesus, pintor que ficou muito conhecido por pintar temas sempre ligados a história do rio Tiete, suas tela são inspiradas no rio que é um símbolo para o estado de São Paulo devido a sua importância histórica, pelas águas do rio tiete os bandeirantes chegaram ao interior do estado a procura de pedras preciosas, fundaram vilas e levaram consigo a colonização de regiões que hoje se tornaram grandes cidades.

O desejo do artista sempre foi produzir obras que explorassem toda a beleza e também o fator histórico de diversas localidades por onde passa o rio. Sempre que faz suas pinturas o artista prefere estar no próprio local e fazer e ali fazer suas pinturas (Painting Plein Air). O artista se declara um apaixonado pelo rio por isso resolveu retratá-lo em suas telas, através de suas pinturas podemos perceber um lado mais nostálgico e romântico desse que foi ou que é um dos rios mais importantes do estado de São Paulo. Infelizmente temos que vê-lo cada dia mais sem vida e mais poluído, basta um olhar para perceber que esse rio não é mais rio e sim um imenso esgoto a céu aberto, onde infelizmente se joga de tudo que se pode imaginar e até o que jamais alguém imagina pode ser encontrado no velho Tiete, esse que foi um berçário de vida e transportou grandes riquezas, hoje apenas exala um odor insuportável para quem está próximo.

O Rio Tiete ainda guarda águas limpas onde se pode inclusive fazer uma boa pescaria, o interior guarda ainda água limpas e cheias de vida, resta saber até quando o bom senso dos governantes vai existir para proteger o pouco do que resta desse patrimônio ecológico e histórico de São Paulo.

Comente Via FaceBook

Comentários

Sobre o Autor

Riciel Oliveira administrator

Deixe uma resposta