Scroll Top

ARTES

Restauração de Obra de Arte, Como fazer Restauração

  Antes-e-Depois-restaurdação

A restauração de uma obra de arte não é tarefa simples, portanto cabe mesmo a um profissional da área. O fato mais escabroso e recente aconteceu na Espanha, quando uma senhora que pintava quadros resolveu fazer a restauração de uma pintura de Jesus, tornando a restauração em uma transformação bizarra daquilo que era uma pintura. Faltou conhecimento, técnica, estudo da obra e materiais usados, mas acima de tudo a técnica, muitas obras restauradas até foram modificadas, as cores da roupas, os tons tornaram-se mais claros ou escuros, mas a essência da obra e perfeição estética foi preservada.

Uma simples limpeza de tela requer cuidados especiais, principalmente quando a tela é muito antiga e apresenta sinais de deterioração por exemplo, se a tela apresenta rasgos ou a tinta esta claquelada, são situações onde qualquer intervenção requer cuidados, já a restauração exige conhecimento de todas a técnicas e materiais usados quando a obra foi concebida.

Quando o problema for rasgo ou furo nas telas, será necessário fazer a reentelação, para isso usa-se o linho virgem que é fixado com cera de abelha derretida, esse processo vai fixar um novo material sobre a tela deteriorada, em seguida será feito a pintura seguindo exatamente como o original, não deve ser usado fita crepe ou qualquer fita adesiva para tampar buracos na tela, pois essa fita com tempo se solta expondo novamente o buraco e o trabalho fica perdido.

Na verdade o que se deve fazer é apenas uma limpeza sobre a obra de arte, sempre usando um pincel seco para tirar o pó, quando há algum dano na obra o melhor é deixar para quem trabalha com restauração.

restauração de um quadro

portinari-restauracao

Assuntos do Artigo:
  • como é feito restauraçao em quadros o que é usado
  • como restaurar tela em tinta acrílica
  • cuidados para a restauração de obras de arte

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Restauração de Obra de Arte, Como fazer Restauração!

2 Comentários

  1. josé gomes taveira disse:

    AGRADECERIA MUITO SE PUDESSEM ME AJUDAR. MEU PAI JÁ FALECIDO DEIXOU AJGUNS QUADRO PINTADOS A MAI DE 60 ANOS. NÃO SÃO QUADROS DE GRANDE VALOR ARTISTICO MAS DE VALOR FAMILIAR. ESTÃO MUITO RESSECADOS EMBORA NÃO ESTALADOS. UM COLEGA SEU ENSINOU A FORMA DE RECUPERÁ-LOS, MAS OMITIU ".. E…OUTROS INGREDIENTES….E PASSA O FERRO MORNO SOBRE O VERSO DA TELA PARA PENETRAR. CERA DE ABELHA E QUAL OUTROS INGREDIENTE? ELE EXPLICOU O PROCESSO MUITO BEM,MAS PECOU AÍ. SOU AMANTE DA PINTURA EJÁ PINTEI À GUACHE E AQUARELA .

    MUITO GRATO SE ATENDEREM.

  2. Riciel Oliveira disse:

    Caro amigo vou pesquisar sobre a arte de restauração, porém o mais indicado é voce leva-los a um especialista, pois a restauração de quadros é uma outra arte, muito técnica que exige experiencia,caso contrario voce corre o risco de danificar permanentemente sua tela. Lembra o caso daquele quadro de jesus que foi danificado por uma pessoa inesperiente, não teve mais conserto…

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: