Scroll Top

ARTES

Semana de 22, Modernismo Brasileiro, Nomes da Arte Moderna

Semana de 22 é o início de um período marcado por grandes transformações na sociedade brasileira e também em várias partes do mundo, transformações também ocorreram na política, na indústria e na cultura. Surgiam na Europa os movimentos  vanguardistas da Arte Moderna, já no Brasil as mudanças aconteciam em de uma forma diferente, éramos um país predominantemente rural porém era um período de grande aumento na urbanização, na industrialização e vinham ocorrendo diversas transformações na nossa sociedade. Nossas manifestações culturais seguiam ainda um padrão do século 19 e uma grande elite econômica conservadora que imitava as transformações tradicionais da Europa.

Em 1922 as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro cresciam em ritmo acelerado, com a chegada de muitos trabalhadores imigrantes de diversas partes e foi nesse cenário que surgiram a primeiras grandes manifestações de grupos de artistas, escritores e intelectuais que intencionavam modernizar a nossa cultura de forma radical quebrando o vínculo com os padrões da arte europeia, pregando mais liberdade de expressão sem as regras rígidas do passado, ao mesmo tempo pretendiam mostrar mais da realidade do Brasil,, por isso nos primeiros anos o modernismo no país teve um caráter nacionalista, buscando nas raízes do nosso povo uma identidade nacional.

Os modernistas de 22

A Arte Moderna no Brasil, no entanto; não surgiu especificamente na semana de 22, que foi sim um marco na história e um momento o qual os nossos modernistas começaram a se organizar e divulgar suas ideias, mas alguns anos antes já haviam ocorridos manifestações com padrões modernista, em 1917 a mais conhecida foi a exposição de Anita Malfatti, apresentando obras com forte influencia Expressionista, também procurando sempre uma identidade nacional.

Tropical-Anita malfatti

Em 1922 foi o ano que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 à 18 de fevereiro, o evento que ficou conhecido como Semana de Arte Moderna, tornando-se um símbolo do início do Modernismo no Brasil. As exposições que aconteceram em diversas áreas artísticas provocaram no público certo furor com muitas vaias e críticas negativas por parte da imprensa. Porém o objetivo dos modernistas fora alcançado: chocaram o público e questionaram todo o sistema de gosto predominantemente burguês. Dentre os participantes que se tornaram mais conhecidos na semana de 22 estão: Oswald de Andrade,  de Andrade e Manuel Bandeira na literatura,  Di Cavalcanti e Anita Malfatti na pintura, Victor Brecheret na escultura, Heitor Villa-Lobos foi o destaque na música, apresentou no dia 13 a “Segunda Sonata”  a “Valsa Mística”, o “Rondante”, “A Fiandeira”Mem”Danças Africanas” conseguindo também muitas vaias.

Fonte: Arte em interação/ Ensino Médio Editora IBEP

Assuntos do Artigo:
  • o modernismo brasileiro especialmente nos primeiros anos teve um carater nacionalista por que
  • Os artistas
  • que padroes as manifestacoes culturais seguiam antes do modernismo?

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Semana de 22, Modernismo Brasileiro, Nomes da Arte Moderna!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: