ARTES

Tarsila do Amaral, Lindas Pinturas Modernas




 

Tarsila do Amaral, Lindas Pinturas Modernas

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, São Paulo, em 1 de Setembro de 1886, tornou-se uma das figuras mais importantes da pintura brasileira e do movimento modernista no Brasil. Anita só teve influencia do movimento modernista quando teve contato com a pintora Anita Mafaltti, que também lhe apresentou Menotti Del Picchia, Mario de Andrade e Oswald d Andrade, formando então o chamado grupo dos cinco da arte moderna brasileira.

Anita estudou na Europa onde se casou e também se separou de seu primeiro marido, teve uma única filha do primeiro casamento (Dulce), depois teve mais tres casamentos sendo um deles Oswald de Andrade. Em 1931 viaja para a União Soviética com seu novo marido o médico nordestino Osório César, que irria influenciar de forma marcante em seu pensamento social e político, mas logo estaria morando em Paris com o esposo, onde passou por muitas dificuldades financeiras até conseguir voltar novamente para o Brasil. Logo após o retorno passou a frequentar reuniões políticas de esquerda, por ter retornado recentemente da Russia chegou a ser presa por ser considerada suspeita de subversão.

 

Após o ano de 1933 passa por uma nova fase na pintura, com uma temática social, foi quando pintou a tela “Operários” e “Segunda Classe”, já nos anos 30 Tarsila se une ao escritor Luis Martins se separando do marido Osório, essa união foi a mais duradoura ficando até os anos 50, Luis Martins era vinte anos mais novo que Tarsila.

 

 

 

Assuntos do Artigo:
  • obras de tarsila do amaral
  • tarsila do amaral obras
  • artes da tarsila do amaral
  • modernismo brasileiro

Comente Via FaceBook

Comentários




Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. isBELALKUY disse:

    OI EU SO ISAELI E GOSTARIA DE DIZER QUE ADORO ARTE MODERNA E ESSE ATORE E ARTITICAO

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.