Scroll Top

ARTES

Tomie Ohtake – Vida e Obras da Artista Brasileira

Arte Moderna – Pinturas em Tela

Tomie Ohtake – Vida e Obras da Artista Brasileira

Tomie Ohtake nasceu na requintada cidade de Kyoto, antiga capital do Japão, em 21 de novembro de 1913. Sua família tinha um bom nível social, e Tomie foi educada dentro dos padrões japoneses. O acesso a escola ocidental veio por meio do aprendizado do idioma Inglês e de esportes como basquete e Vôlei. Tomie Ohtake também adorava as aulas de natação. A pedido de sua mãe aprendeu a tocar piano.

Quando era adolescente adorava as aulas de arte e desenho, nessa época que se apaixonou pela pintura. Aos 23 anos de idade ela e seu irmão resolveram fazer uma viagem ao Brasil visitar seu outro irmão que já trabalhava em São Paulo. Não pode voltar ao Japão pois foi exatamente nessa época que o país declarou guerra a China. Assim, sua vida mudou, ela se casou com um amigo de seu irmão e se naturalizou brasileira. Nessa época Tomie pintava mas nunca pensou em seguir a carreira. Em uma viagem ao Japão para rever sua família, Tomie passou pela Europa e assim conheceu obras de pintores famosos, Assim voltou ao Brasil entusiasmada para começar a realizar seu sonho: ser Pintora.

Tomie começou a pintar e aos poucos simplificava cada vez mais as formas que via, eliminando detalhes, assim sua obra começou a se distanciar da realidade e caminhava para a abstração.

Tomie Ohtake fez sua primeira exposição no MASP, em 1957 e a Arte abstrata fazia parte de sua vida. Tomie Ohtake participou de várias Bienal da Arte e Recebeu muitos prêmios, um deles é o Itamaraty. A pintora agora já pintava sem fazer esboços, com movimentos livres e sem retoque.

Tomie, já variou os tons de uma mesma cor, acrescentando ora preto ora branco. O que é chamado de Monocromia. Em 1970, recortava papéis coloridos e fazia seus quadros. Tomie também se entusiasmou com técnicas de gravura e participou da bienal de Veneza de Litogravuras.

Tomie Ohtake também começou a fazer esculturas, nessas esculturas sua intenção é deixar as pessoas admiradas, pois os seus trabalhos são gigantes e até parecem que vão Cair!

Nos últimos anos Tomie tem sido uma referência e costuma afirmar: “A arte é minha vida”.

Obras:

*Gostou? Então deixe seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • tomie ohtake obras
  • vida e obra de tomie ohtake
  • tomie ohtake biografia
  • principais obras de tomie ohtake
  • tomie ohtake vida e obra
  • obras de tomie ohtake
  • tomie ohtake principais obras

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Tomie Ohtake – Vida e Obras da Artista Brasileira!

5 Comentários

  1. camila santos disse:

    as artes de tomie ohtake sao bem diferentes mas eh bem legal de estudar

  2. Heloisa Helena disse:

    Eu adoro sua arte, e a escultura que eu mais gosto é a do dragão do Emissário de Santos.
    O vermelho é lindo.
    o meu tema do TCC é da Tomie Ohtake, e se puder me ajudar, por favor me mande os aspéctos formais e temáticos das obras da artista Tomie Ohtake, assim eu acrescento as minhas pesquisas.
    Muito obrigada

  3. stefannimatos disse:

    é bm legal de estudar as obra de tomie a gente vai vendo se entusiasma e quer ver mais

  4. stefannimatos disse:

    eu gosto muito da arte de desenhar eu acho bm interessante ser pintora é algo muito legal. eu queria ajuda para q eu pudesse desenhar melhor e se eu tiver esse talento eu puder mostrar ao publico
    minha cor predileta e lilás muito cheio de vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: