Ziraldo Alves Pinto nasceu na cidade de Caratinga em Minas Gerais no dia 24 de outubro de 1932. Ele é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista. Um de seus personagens famosos foi Menino Maluquinho.

ziraldo-alves-pinto-cartunista-caricaturista-e-pintor-brasileiro

O artista graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. No ano de 1954 trabalhou no Jornal Folha de Minas Gerais dedicando-se a uma coluna humorística, com seus personagens Jeremias, O Bom; a Supermãe e o Mirinho. Em 1960, com sua primeira revista em quadrinhos, A Turma do Pererê também foi a primeira revista em quadrinhos colorida do Brasil.

Com seus desenhos, Ziraldo recebeu o Nobel Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler no ano de 1969. Publicou também periódicos humorísticos como Revista Bundas, fazendo uma brincadeira com a revista Caras. Fundou a revista A Palavra em 1999. A partir de 2000, é participante da Oficina do Texto, onde foi criado por Samuel Ferrari Lago, diretor do Portal Educacional, ilustrador.

Veja abaixo algumas pinturas e caricaturas do brasileiro Ziraldo Alves Pinto:

zerois-ziraldo-alves-pinto
Zeróis – Ziraldo Alves Pinto
menino-maluquinho-ziraldo-alves-pinto
Menino Maluquinho – Ziraldo Alves Pinto
menina-nina-ziraldo-alves-pinto
Menina Nina – Ziraldo Alves Pinto
eu-o-saci-perere-ziraldo-alves-pinto
Eu, O Saci Pererê – Ziraldo Alves Pinto
ziraldo-alves-pinto-1
Ziraldo Alves Pinto